Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DISCURSO DO AGENTE DE CULTURA NA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Excelentíssimo senhor prefeito Padre Jocimar Dantas de Araújo na pessoa de quem eu saúdo as demais autoridades.
Senhoras e senhores, boa noite.
Jardim do Seridó esta em festa. É a festa do Sagrado Coração de Jesus, ou mais popularmente falando a Festa de Setembro.
A festa constituiu uma mudança no cotidiano da cidade. Um novo tempo se instala. O da alegria, do divertimento, mas também, o da vivência da fé, da devoção, da religiosidade. Entender uma festa é tentar adentrar em dois universos, o do sagrado e o do profano, pois entre este estas duas realidade, se constrói os espaços festivos em uma cidade.
Através de imagens fotográficas em preto e branco, vamos atentar neste universo fantástico das festas e perceber algumas cenas que foram cristalizadas para as gerações. São fotografias de procissões, das barracas das festas, das disputas entre os cordões Azul e Encarnado, dos espaços dançantes, dentre eles, esta antiga Intendência, hoje Casa de Cultura Popular.
Para que esta exposição pudesse acontecer, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, dentre outras. Agradeço ao artesão Laudeci Azevedo que confeccionou os quadros da exposição. A Fanfarra 1º de Setembro, a Guarda Municipal e a todos que são os verdadeiros amigos da Casa de Cultura Popular.
A todos vocês, meus sinceros agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário