Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

HISTÓRICO DA CASA DE CULTURA PALÁCIO POETA ANTÔNIO ANTÍDIO DE AZEVEDO

A Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo constitui um edifício de sólida construção erigido no período de 1877 a 1880, para servir de Casa de Câmara e Cadeia Pública. O prédio apresenta como característica arquitetônica colonial, sendo um dos edifícios mais elegantes da cidade de Jardim do Seridó-RN. Formado de dois pisos, sendo que no andar superior era destinada a Câmara Municipal, que na época imperial tinha função legislativa e executiva, enquanto que no térreo funcionava como Cadeia Pública. Em virtude de ser a sede da administração municipal, o prédio também era chamado de Paço Municipal.
Com a implantação da República no Brasil, as Câmaras Municipais deixaram de existir, sendo substituído pelas Intendências. Neste período, o prédio passou a ser chamado de Intendência Municipal, não sendo raro, encontrar documentos do período republicano, referindo também ao Paço Municipal. Somente em 1944, com a construção do Palácio Pedro Izidro, é que a sede da administração pública é transferida para Prefeitura Municipal, ficando o edifício destinado a função de Delegacia de Polícia, até o ano de 2005, quando foi doado pela Prefeitura Municipal ao Governo do Estado para ser transformado pela Fundação José Augusto em Casa de Cultura Popular.
Durante muito tempo, este prédio era um dos maiores edifícios públicos da cidade de Jardim do Seridó-RN, sendo o salão de honra destinado as sessões da Câmara Municipal, utilizado para diversas outras funções, como as sessões do Júri, bem como eventos sociais do tipo Dramas e Bailes, promovido pelo Grêmio Literário e Recreativo Jardinense, criado em 1914, para reunir a mocidade local. Portanto, mesmo em um passado distante, este prédio já servia para apresentações culturais.
O Palácio que serve de Casa de Cultura de Jardim do Seridó-RN, homenageia o poeta jardinense Antônio Antídio de Azevedo, nascido em 1887 e falecido em 1975. Na mocidade, Antídio de Azevedo teve muita atuação cultural na cidade de Jardim do Seridó-RN do início do século XX, figurando como um dos sócios fundadores do Grêmio Literário e Recreativo Jardinense, criado em 1914, sendo eleito primeiro secretário do Grêmio. Ao lado do “pharmaceutico” Heráclio Pires Fernandes, dirigiu o jornal O Município – orgão independente e noticioso, que circulou de 1917 a 1919. Foi Agente de Rendas Federais, Adjunto de Promotor de Justiça e Notário Público, Prefeito Municipal e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, da Academia Potiguar de Letras, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, além de outras instituições culturais.
A Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo possui uma Biblioteca denominada historiador José Nilton de Azevedo, o Museu Professora Natércia Cunha de Morais (desativado), o Espaço Cultural Santeiro Júlio Cassiano, a Pinacoteca Maria Costa de Azevedo (Dona Rozita) e o Auditório Gercina Dias de Araújo. Neste ano de 2011 a Casa de Cultura reabre suas portas a toda a população, para utilizar seus espaços para fazer acontecer as manifestações da cultura jardinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário