Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

População participa da abertura da I Semana do Museu em Jardim do Seridó



Aconteceu na noite desta segunda-feira (13) na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, a solenidade de abertura da I Semana Municipal do Museu realizada pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Museu Antônio de Azevedo Maia Júnior e em parceria com a própria Casa de Cultura. Professores, alunos da rede de educação básica, universitários e a população em geral participaram do evento.
Após a composição da mesa de autoridades ocorreu uma apresentação do Grupo de Flauta Doce Tocando a Esperança, um projeto do BNB Cultural, BNDS e Governo Federal. Esse projeto está sendo desenvolvido no município pelo músico, José Ivanaldo da Silva (Sansão). O historiador, Diego Gois na época era o agente de cultura da casa e foi o responsável por inscrever o projeto no edital para concorrer. “No Rio Grande do Norte apenas dez projetos foram contemplados”, disse.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Marecilda Bezerra parabenizou as crianças participantes do projeto e os seus pais que fizeram questão de prestigiar a primeira apresentação oficial. “A música é arte na vida de uma pessoa, pois edifica a estrutura do ser humano”. Ela que também responde em exercício pela secretaria de Cultura citou os projetos desenvolvidos no município. “Também temos dois outros importantes projetos em pleno funcionamento. Trata-se do grupo de Saxofone e de Violão”, destacou.
O palestrante da noite foi o historiador e professor da UFRN (campus de Caicó), Diego Marinho de Gois. “Falar de museu é falar de lugares. Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não existe memória espontânea, que é preciso criar arquivos. Os lugares de memória são o que resta e que se perpetua de um outro tempo. Portanto, história e memória são coisa diferentes”, ressaltou Diego durante sua palestra.
A solenidade foi encerrada com uma visita dos presentes ao Museu Antônio de Azevedo Maia Júnior, fundador desta cidade que está instalado na Casa de Cultura. O público composto na sua maioria composto por estudantes puderam conhecer melhor mais um pouco de Jardim do Seridó. Na ocasião, ainda foi distribuído o Jornal do Museu Antônio de Azevedo.
Na mesa de autoridades, a secretária de Educação, Marecilda Berra; secretária de Administração, Alcivânia Azevedo; secretário de Assistência Social, Francisco Carlos; coordenador de Cultura, José Pereira; agente de Cultura, Patrícia Azevedo; vereador, José da Noite (PR) e o historiador, Diego Gois. A programação prossegue até a próxima sexta-feira, dia 17 de maio.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

JARDIM DO SERIDÓ PROMOVERÁ I SEMANA MUNICIPAL DO MUSEU



I SEMANA DO MUSEU DE JARDIM DO SERIDÓ-RN
13 a 17 de maio de 2013

PROGRAMAÇÃO



13/05/2013
Segunda-feira

Solenidade de Abertura
Apresentações culturais e palestra de abertura.
Lançamento do Grupo de Flauta “Tocando a Esperança”.
Horário: 19h30
Local: Auditório da Casa de Cultura Popular
Público Alvo: Professores, alunos da rede de educação básica, universitários e sociedade.


14/05/2013
Terça-feira

Visitação ao Museu “Antônio de Azevedo Maia Júnior”

Horário: 8h30 às 11h
              14h30 às 17h
Público Alvo: Professores, alunos da rede de educação básica.


15/05/2013
Quarta-feira

Visitação ao Museu “Antônio de Azevedo Maia Júnior”

Horário: 8h30 às 11h
              14h30 às 17h
Público Alvo: Professores, alunos da rede de educação básica.



16/05/2013
Quinta-feira

Oficinas com alunos universitários para os alunos do 9º ano, com a presença do professor Ubiratan Rogério Soares da UFRN.
Tema: Museu e cidadania.
Horário: 9 h
Público Alvo: Professores, alunos do 9º Ano e estudantes universitários.




17/05/2013
Sexta-feira

Encerramento

Participação do Ensino Infantil
Horário: 8: 30 h
Público Alvo: Professores, alunos do Ensino Infantil.

Café com a história: rodada de conversa entre historiadores, memorialistas, com a presença do Grupo de Idosos.
Horário: 16 h
Público Alvo: Professores, alunos, Grupo de Idosos, historiadores, memorialistas e sociedade.