Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aguardem na Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó


Reunião do GT do Fórum Seridó Central Potiguar de Cultura.

Foi realizada nesse dia 22 de janeiro na cidade de Caicó a reunião do GT do Fórum Seridó Central Potiguar de Cultura, que contou com a presença dos municípios de Jardim do Seridó, Caicó, Bodó, Florânia e Currais novos, através de seus representantes. A reunião teve o objetivo de formatar e organizar as propostas da Mesorregião Seridó Central para o Plano Estadual de Cultura. O fórum é um instrumento do Programa de fortalecimento institucional para implementação de sistemas de cultura e do programa de apoio à elaboração de planos de cultura – Núcleo executivo Estadual. O próximo passo e a disponibilização do documento para consulta pública e posteriormente, aprovação em assembléia do texto final do documento que definira a cultura em nosso estado de acordo com o Plano Nacional de Cultura. 
O plano estadual de Cultura é uma conquista muito importante para todos, através da solidificação deste plano esperamos desempenhar melhor os trabalhos na área cultural em todo estado.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

LOJINHA DE ARTESANATOS É REINSTALADA NA CASA DE CULTURA

O espaço do artesão jardinense "Julio Cassiano", que conta com uma lojinha de artesanato, é reinstalada na Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó. O empreendimento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretraria Municipal de Assistência Social, a Casa de Cultura e os artesãos da cidade. A lojinha que estava funcionando próximo a Câmara Municipal, agora passa a funcionar nas dependências da Casa de Cultura. Em breve, estará aberta ao público, sobre a responsabilidade da Alice Pereira. Visite-nos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ACONTECEU


Durante o período das festividades dos Negros do Rosário em Jardim do Seridó, a Casa de Cultura Popular promoveu a exposição  fotográfica: 'Minha cultura é de raiz: trajetória dos ritos de uma tradição sesquicentenária". A exposição foi organizada pela professora Jaqueline Maria de Oliveira e o jovem Berguli Oliveira de Araújo, graduando em História. Para a organizadora, "O interesse de realizarmos esta exposição sobre a Irmandade dos Negros do Rosário surgiu, na verdade, ao longo do planejamento de um projeto escolar, produzido em conjunto com os alunos dos 7ºs Anos “A” e “B”, da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Medeiros Cunha. Durante a execução das atividades, as quais incluíam aulas de campo, entrevistas, pesquisas e debates, sentimos a necessidade de transformar tal trabalho em algo maior, que pudesse ser estendido à sociedade, como forma de socializar com a população local e visitantes o conhecimento adquirido e compartilhado entre nós (membros da Irmandade, alunos e historiadores)", finalizou Jaqueline.
A exposição apresentou imagem fotográficas da festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário ao longo de sua trajetória histórica e foi muito bem visitada. Parabéns aos organizadores.