Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DIRETOR DA CASA DE CULTURA PARTICIPA DE REUNIÃO EM NATAL

O diretor da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó Diego Marinho de Gois participou, segunda-feira, dia 28 de novembro de 2011, de uma importante reunião, que aconteceu no auditório da EMATER em Natal, sobre o processo de construção do Plano Estadual de Cultura, bem como do Sistema Nacional de Cultura e a metodologia de trabalho que deverá ser adotada nos municípios.
A reunião foi presidida pela Secretária Extraordinária de Cultura professora Isaura Rosado (ver foto) e contou com a participação de prefeitos, secretários de Educação, Cultura e Turismo dos municípios do RN, Diretores das Direds, Agentes de Cultura e fazedores de cultura do RN.

SEBRAE REALIZOU CURSO NA CASA DE CULTURA POPULAR

Terminou na última sexta-feira, dia 25 de novembro, o curso de Técnicas de Vendas, desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó. Foi uma semana de aprendizagem acerca de modalidades de vendas, destinado a um público que atua na área do comércio. O Curos foi ministrado pelo professor Aristarco Brasil e contou com a participação de uma faixa de 25 pessoas.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JARDIM DO SERIDÓ SE PREPARA PARA CELEBRAR A FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A  cidade de Jardim do Seridó se prepara para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Conceição, excelsa padroeira do lugar. É grande a expectativa na cidade para o início dos festejos, que este ano promete ser uma das maiores festas já realizada. A comunidade jardinense vem preparando esta festa desde o final do mês de setembro. São diversas celebrações que acontecerão na cidade, na zona rural e em Natal, onde residem vários jardinenses.
A programação religiosa e sócio-cultural acontecerá a partir de segunda-feira, dia 28 de novembro e vai até o dia 08 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O tema da festa deste ano é "Se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos". Este tema será desenvolvido ao longo do Novenário.
Vejamos a Programação Religiosa
Dia 28/11/2011 - Abertura da Festa. 19 horas saída da procissão de abertura do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com a bandeira da festa, hasteamento da bandeira em frente a Matriz e Missa.
De 29 de novembro a 07 de dezembro acontece o Novenário na Matriz, sempre às 19 horas. Dia 08 de Dezembro, às 10 horas Missa Solene e às 17 horas será realiada a Procissão de Encerramento.
Na parte social, todas as noite haverá o Pavilhão da Festa em frente a Matriz, com detaque para o Jantar no dia 03 de dezembro, a Banda Aryaxé no dia 07 de dezembro e o almoço da festa no dia 08.  

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SEBRAE REALIZA CURSO NA CASA DE CULTURA POPULAR


O Sebrae esta realizando um curso de Técnicas de Vendas na cidade de Jardim do Seridó, especificamente no Auditório da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Cerca de 30 pessoas participam do curso que tem o objetivo de oferecer orientações essenciais para o aprimoramento de técnicas e métodos eficazes para vender mais e melhor. O curso é realizado no período de 21 a 25 de novembro, às 19 horas.

PEREGRINOS DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ CHEGAM À JARDIM DO SERIDÓ E SÃO RECEPCIONADOS NA CCP

No dia 19 de novembro de 2011 aconteceu mais uma peregrinação dos moradores da cidade de São José do Seridó, a pé, até Jardim do Seridó. Dentro do período de preparação da festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Jardim do Seridó, cerca de 90 são-joseenses peregrinaram a pé mais de 15 quilômetros, como forma de pagar promessa a Virgem da Conceição.
Movidos pelo sentimento de fé e devoção, este peregrinos saíram da cidade de São José do Seridó às 4 horas da madrugada e chegaram a Jardim do Seridó por volta das 16 horas, sendo acolhidos na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, onde foi oferecido um lanche para todos os peregrinos.
A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social patrocinou o lanche para todos os peregrinos. Logo após a recepção, os peregrinos deixaram a CCP em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde foi celebrada uma Missa em Ação de Graças. 


terça-feira, 15 de novembro de 2011

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NA CIDADE DE JARDIM DO SERIDÓ

Hoje é feriado nacional. Em todo o país é comemorado o dia da Proclamação da República, como marco da mudança do regime imperial para republicano, que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Segundo José Murilo de Carvalho a República foi instalada sem a participação do povo. Se a população da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, assistiu aos acontecimentos de forma “bestializada”, quando mais o restante do país.
Em Jardim do Seridó a população só foi tomar conhecimento do que estava acontecendo no Brasil em 1º de dezembro de 1889, quando a Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária, sobre a presidência do edil Remigio Álvares de Nóbrega para “o fim de communicar a transformação pública porque passou o paiz, no dia 15 de Novembro passado e que parecendo-lhe que o Município participava dos sentimentos de que se achava possoido elle Presidente, propunha que na presente acta se declarasse que o Município adheria a forma de Governo Republicano”, conforme a acta da sessão de 1º de dezembro de 1889.
Constituída pelos vereadores Remigio Álvares da Nóbrega, presidente, José Isaias de Medeiros, Manoel Francisco de Azevedo, Manoel Francisco dos Santos e Antônio Manoel do Nascimento, a Câmara Municipal de Jardim do Seridó se reuniu às quinze horas do dia 1º de dezembro de 1889 em seu Paço, local onde eram realizadas as sessões, para receber várias autoridades municipais e aderir ao novo governo.
Além dos senhores vereadores e de pessoas de bem da sociedade jardinense, o Paço Municipal recebia a ilustre visita do Dr. Manoel José Fernandes, juiz de Direto da Comarca, “o qual exibindo um telegrama datado de 17 de Novembro próximo passado, disse que havia recebido communicado de haver sido organizado um Governo provisório da República do Estado do Rio Grande do Norte, na pessoa do Ex.mo presidente Pedro Velho de Albuquerque Maranhão”.
Ao todo, 29 cidadãos jardinenses assinaram a ata da sessão, como testemunhas da adesão da cidade a causa republicana. Estiveram presentes: Manoel José Fernandes (Juiz da Comarca), Padre José Antônio da Silva Pinto (Pároco), Álvaro Fragois de Albuquerque (Júri Municipal), João Severino da Silva, Antônio da Cunha Lima (Escrivão da Câmara), Felinto Elisio d´Oliveira Azevêdo, José Thomaz d´Aquino Pereira, Jesuíno Ildefonso d´Oliveira Azevedo, Ignácio (?), Galdino Alves dos Santos, Manoel Sampaio dos Santos, Joaquim (?) da Silva, Orestes d´Araújo Cunha, Simão Pereira de Castro, Joaquim Geminiano da Fonseca, Antônio Fernandes de Araújo, José Barbosa de Medeiros, Thomas Freire de Araújo, Manoel Lucas de Azevedo, João Aprigio Pereira, Francisco Garcia de Araújo, Victo Modesto de Azevedo, Pedro Paulo de Azevedo, Nicolau Damasceno Rocha, José Agostinho de Azevedo, Lino Garcia de Araújo, Manoel Campêo Teixeira Brasil, Abdias Satiro de Azevedo e Jose Maria Dantas.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COORDENAÇÃO DA CASA DE CULTURA PARTICIPOU DE OFICINA DO BNB CULTURAL

A coordenação da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó participou, nesta sexta-feira, dia 11 de novembro de 2011, de uma oficina de apresentação do edital BNB Cultural, que aconteceu na Escola Municipal Arnaldo Bezerra, na cidade de Parelhas.
Estiveram presentes representantes dos seguimentos culturais das principais cidades do Seridó. A Casa de Cultura de Jardim do Seridó foi representada pelo Agente de Cultura Diego Marinho de Gois e Patrícia Azevedo.
“Foi um momento muito importante para a cultura da região, de troca de experiências e de perceber que existem recursos disponíveis para ser investidos na cultura, agora é cair em campo e elaborar os projetos”, afirmou o historiador Diego Gois.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

GRUPO PAU E LATA RETOMA ATIVIDADE NA CASA DE CULTURA POPULAR

O Grupo Cultural Pau e Lata volta as atividade na cidade de Jardim do Seridó, retomando os ensaios e as capacitações de jovens, crianças e adolescentes. As atividades estão sendo desenvolvidas na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo.
Pertencente ao Núcleo de Música da ACCACCPPAAA, o grupo foi criado no ano de 2010 e integra a ONG "Pau e Lata", coordenada pelo músico Danúbio Gomes.
A iniciativa tem como objetivo capacitar e propor as crianças e adolescentes da cidade de Jardim do Seridó a sua inserção e participação na cultura, através da arte da música, assim como fomentar a consciência de sociabilidade, de cidadania e de preservação do meio ambiente.
O Grupo Pau e Lata de Jardim do Seridó tem a regencia dos jovens José Lúcio e Paulo Henrique e a coordenação de relações culturais e de cidadania o professor Junhão.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO FOI REALIZADO NA CASA DE CULTURA POPULAR

A Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo e a Universidade Estadual Vale do Acaraú – Pólo de Jardim do Seridó -  promoveram o Seminário “Jardim do Seridó: uma viagem pelo patrimônio arquitetônico da cidade”, no dia 04 de novembro de 2011. O Seminário foi desenvolvido com os alunos do 6º período do curso de pedagogia, através da disciplina Ensino de História e Geografia, ministrada pelo professor historiador Diego Marinho de Gois.
O objetivo do Seminário era socializar para a população jardinense o projeto de pesquisa que foi desenvolvido com os alunos da disciplina, visando construir um roteiro que possa servir as práticas educacionais e ao turismo cultural contando a história de alguns prédios públicos da cidade.
Para o historiador Diego Gois “o ensino de história e geografia na atualidade deve levar em consideração os conhecimentos imediatos dos alunos, sendo a história local, um passo importante para o ensino-aprendizagem das referidas disciplinas. A dificuldade que se apresenta para os professores das disciplinas história e geografia neste tipo de metodologia consiste na falta de material didático. A historiografia local é escassa, quando não inexistente”.
O seminário contou com a participação da coordenação dos pólos da UVA de Jardim do Seridó e Currais Novos, alunos, alunos, professores de história da cidade, pesquisadores e a população em geral.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

COORDENAÇÃO VISITA CASA DE CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ

A coordenação das Casas de Cultura do Rio Grande do Norte / Fundação José Augusto visitou hoje, dia 03 de novembro de 2011, a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó. O objetivo da visita foi verificar in locus os trabalhos desenvolvidos e divulgar os editais culturais que estão abertos no Ministério da Cultura. Estiverem na cidade a coordenadora Joana Darc Xavier e o sub-coordenador Jeferson. A coordenação, acompanhada do Agente de cultura Diego Marinho de Gois, desenvolveram uma reunião com a Secretária de Educação Marecilda Bezerra e o Secretário de Administração João Eudes.
Do Blog: Esperamos que bons frutos sejam colhidos na área cultural do município jardinense a partir da abertura deste diálogo, renovando e reafirmando as parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

SEBRAE DESENVOLVERÁ CURSO NA CASA DE CULTURA

Estão abertas as inscrições para o curso de Técnicas de vendas pelo SEBRAE na cidade de Jardim do Seridó. O curso será ministrado na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo no período de 21 à 25 de novembro de 2011. As inscrições e informações poderão ser obtidas na sede do SEBRAE ou na Casa de Cultura com o Agente de Cultura Diego Gois ou com Patrícia.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PONTO DE CULTURA REVELARTE DE JARDIM DO SERIDÓ REALIZA OFICINAS DE TEATRO NA CASA DE CULTURA

O Ponto de Cultura Revelarte está mais uma vez realizando oficinas de teatro  em Jardim do Seridó/RN. Desta vez, a arte educadora de teatro, Laudimeiry Azevedo, disponibilizou duas turmas para os participantes. A primeira é voltada para o público adolescente, e a segunda, voltada para o público de segunda e terceira idade.

No curso, será desenvolvido  no aluno a capacidade técnica teatral através do trabalho em expressão, trabalhos com textos, presença de palco e construção de personagens e construção de peças teatrais.

As oficinas de teatro estão sendo realizadas no auditório da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Os interessados em participar das oficinas de teatro podem procurar a arte educadora, Laudimeiry (Meirinha), Junhão (Diretor de Relações Culturais e da Cidadania da ACCPJS) ou Diego (Agente de Cultura) na Casa de Cultura de Jardim do Seridó.
FONTE: http://amigosdaculturadejardimdoserido.blogspot.com/

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONVITE

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - Polo Jardim do Seridó e a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo convidam Vossa Senhoria para participar do Seminário “JARDIM DO SERIDÓ: uma viagem pelo patrimônio arquitetônico da cidade”, promovido pelos alunos da Disciplina Ensino de História e Geografia, ministrada pelo professor Mstdo Diego Marinho de Gois. O Seminário acontecerá sexta-feira, dia 04 de Novembro de 2011, às 19 horas, no auditório da Casa de Cultura Popular.

FOTOS DA FORMATURA DO PROERD QUE ACONTECEU NA CASA DE CULTURA POPULAR

A Solenidade de Formatura de 500 alunos da rede pública e privada atendidas pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em Jardim do Seridó aconteceu às 19 horas do dia 27 de outubro de 2011, no adro da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. A formatura foi marcada pela apresentação da Banda de Música "Euterpe Jardinense", o Grupo Pau e Lata e a Fanfarra 1º de Setembro. Além disto, houve o juramento, entrega de comendas e muita animação por parte dos instrutores do PROERD.
O PROERD é um programa da Polícia Militar do Rio Grande do Norte que tem a coordenação estadual da Tenente Coronel PM Margarida Brandão. Em Jardim do Seridó o programa já vai contabilizando 3.000 crianças e jovens longe das drogas e violências e é coordenado na cidade pelo Cabo PM Iran Santos.  
Animação

Banda de Música "Euterpe Jardinense"

Juramento

Pe. Jocimar e a Coronel Margarida

Grupo Pau e Lata

Proerdianos

Prefeito Pe. Jocimar recebendo comenda

Entrega das comendas

Fanfarra 1º de Setembro