Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

FOTOS DA GINCANA DE RUA DO PROERD NA CASA DE CULTURA

Aconteceu no adro da Casa de Cultura Popular uma gincana de rua com os alunos das escolas públicas e privadas atendidas pelo programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que em Jardim do Seridó tem a coordenação do Cabo da PM Iran Santos. A gincana teve por objetivo envolver as crianças e adolescentes atendidos pelo programa com relação à questão ambiental, sendo uma das tarefas recolherem o maior número de garrafas peti, que serão utilizados na confecção da decoração natalina da cidade.






quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FORMATURA DO PROERD 2011 ACONTECERÁ NA CASA DE CULTURA POPULAR

Nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2011, acontecerá a Solenidade de Formatura de 500 alunos da rede pública e privada atendidos pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) em Jardim do Seridó-RN. A Solenidade acontecerá às 19 horas, no adro da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, sobre a coordenação do Cabo PM Iran Santos.
HISTÓRICO: O PROERD é um programa da Policia Militar do Rio Grande do Norte, que tem a coordenação estadual da Tenente Coronel PM Margarida Brandão. Em Jardim do Seridó o programa já vai contabilizando 3.000 crianças e jovens longe das drogas e violências.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALUNOS DO PRO-JOVEM DE JUCURUTU VISITAM CASA DE CULTURA POPULAR

Alunos da cidade de Jucurutu visitaram no dia 20/11, quinta-feira passada, a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó. O objetivo era conhecer o patrimônio histórico cultural das cidades do Seridó norte-rio-grandense, sobretudo, a arquitetura. Em Jardim do Seridó o grupo visitou também a Casa do Rosário, onde tiveram a apresentação da Dança do Espontão, a 1ª Casa de Jardim e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em cada um destes lugares, o historiador Diego Marinho de Gois - Agente de Cultura Popular - relatou histórias e lendas.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FOTOS DA EXPOSIÇÃO "FANTASIAS, DESCOBERTAS E AVENTURAS: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE NOSSAS INFÂNCIAS"

Bonecas pertencentes a Leina Regina

Bonencas pertencentes a Novinha, Maria Tereza e Janaina Gois

Carrosel pertencente a Dr. Maria José

Bonecas diversas

Carro pertencente a Walmique

NOTA DE AGRADECIMENTOS

A coordenação da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó, juntamente com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, agradece a seguintes pessoas que emprestaram brinquedos para a exposição “Fantasias, Descobertas e Aventuras: brinquedos e brincadeiras de nossas infâncias”: Walmick Azevedo, Liz Paiva, Janaina Gois, Drª. Maria José Vilar (Dudé), Leina Regina, Janúncio Nóbrega, Andressa Nóbrega, Débora Dantas, Maria Tereza Leite, Geoneide Dias, José Lúcio Lucena de Oliveira, Raul Paiva, Joaquim Júnior e Lourdinha de Juca.
Diego Marinho de Gois
Maria José Silva de Medeiros Paiva - Novinha

MESTRE POSSIDONIO VISITA CASA DE CULTURA POPULAR DE JARDIM DO SERIDÓ


O mestre da Dança do Espontão da cidade de Caicó Possidonio Silva, esteve visitando a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Guardião da memória do grupo de Negros do Rosário, Possidonio escreveu um cordel contando a história da Irmandade e da Dança do Espontão. Vejamos um pequeno trecho do cordel escrito por Possidonio:
Todo ano em dezembro
Em Jardim do Seridó
Tem a Festa do Rosário
De todas é a melhor
Porque ela em outubro
É feita em Caicó.

A Festa é feita com os negros
Que habitam no sertão
Com caixa, pifé e lança
Fazem a Dança do Espontão
É a dança mais bonita
Que se ver na região.

Dançando e fazendo ponto
Trocado a lança na mão
Trocando uma tesoura
Dando vida ao baião
É a dança mais bonita que se viu no sertão.

A dança dos negros é
Uma boa diversão
Faz careta, faz mundanga
Dança xaxa e baião
Mostrando seu rebolado
Para o povão do sertão.

Tem o Rei, tem a Rainha
Tem a transladação
Tem o negro mais claro
Tem a negra bem pretinha
Porque enquanto mais preta
Ela pode ser Rainha.

Os negros fazem a Festa
Por prazer e devoção
Preservam sua cultura
Com plena convicção
Faz a pausa e da o viva
Depois da apresentação.

Depois que finda a Novena
Todos com as lanças na mão
No patamar da Igreja
Faz a apresentação
Pula, dança e da o viva
Com toda satisfação.

É bonito a gente ver
É bonito a união
Quando os negros se preparam
Com suas lanças na mão
Toda enfeitada de fita
Para dançar o baião.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ALUNOS VISITAM EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CCP

Alunos das escolas municipais e estaduais de Jardim do Seridó visitam a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo para participarem da exposição “Fantasias, Descobertas e Aventuras: brinquedos e brincadeiras de nossas infâncias”, que foi aberta no dia 09 de outubro e permaneceu durante toda a semana. O objetivo da exposição era “perceber que os brinquedos e as brincadeiras tem a sua história. Através deles podemos perceber como o mundo infantil é marcado de fantasias, descobertas e aventuras que mudam com o passar do tempo”, frisou o historiador Diego Marinho de Gois, Agente de Cultura. Além dos alunos, a exposição foi bastante prestigiada pela população da cidade.
A exposição foi uma parceria entre a Casa de Cultura Popular e a Secretaria Municipal do Trabalho,Habitação e Assistência Social, na pessoa da secretária Maria José Silva de Medeiros Paiva - Novinha – pedagoga, cujo monografia de final de curso versou sobre o tema.
A exposição contou com o apoio da população que cedeu a custódia provisória dos brinquedos. São peças das décadas de 1950, 60, 70, 80 e 90 que fizeram parte do mundo infantil de gerações e gerações de jardinenses.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

JARDIM DO SERIDÓ ABRE SEMANA DA CRIANÇA COM GRANDE FESTA NA CASA DE CULTURA POPULAR

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, promoveram no último domingo, dia 09 de outubro, a abertura da Exposição “Fantasias, Descobertas e Aventuras: brinquedos e brincadeiras de nossas infâncias”, com uma Tarde Alegre para as crianças, com distribuição de pipocas, algodão-doce, picolé, pula-pula e apresentações infantis. Se apresentaram no palco da Casa de Cultura, o grupo de dança do CRAS, com coreografia da professora Hades Betânia, o Grupo de Balé da Academia Performance da professora Dayene Brito, o artista jardinense Zé Pereira com a Dança Folclórica do Boi e a animação do palhaço Picolé (Cabo Iran do Proerd).
A festa foi aberta pelo prefeito Padre Jocimar Dantas de Araújo que parabenizou as crianças pela passagem do seu dia, enquanto que a professora Maria José Paiva, secretária de Assistência Social, relatou a importância dos brinquedos e brincadeiras na formação de uma infância feliz. 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA FESTA DAS CRIANÇAS NA CASA DE CULTURA

Palhaço Picolé animando as crinças

Prefeito Padre Jocimar participando da festa

Grupo de Danças do CRAS

Dança do Boi 
Grupo de Danças de Dayene Brito



Diego Gois, Novinha Paiva e Padre Jocimar

Multidão participam da Festa

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TEM NOVO BLOG DE CULTURA NO AR

Thiago Gonçalves manda comunicar que fez um blog com o objetivo de homenagear e divulgar a literatura potiguar. “É um trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes”, informa Thiago Gonçalves.
O novo blog vai assumir a militância de tornar conhecido a literatura regional, pois segundo o novo blogueiro “existem muitos livros e escritores da terra que precisam ser relançados e reeditados urgentemente. Então, estamos tentando chamar atenção dos governos municipal e estadual para essa causa, que é de todos”.
acessem o blog 101 livros do RN, através deste endereço http://101livrosdorn.blogspot.com/.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CONVITE

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, convidam vossa senhoria e digníssima família para participarem da abertura da exposição "Fantasias, Descobertas e Aventuras: brinquedos e brincadeiras de nossas infâncias", dentro das comemorações alusivas ao Dia da Criança no nosso município, com a seguinte programação:

Dia 09/10/2011 - Domingo
17 horas - Abertura da Exposição no adro da Casa de Cultura Popular, com apresentações de brincadeiras, danças e dramas;

Dia 10 e 11/10/2011 - Segunda e Terça-feira
08 às 12 horas - Visitação da exposição de brinquedos;
13 às 17 horas - Continuidade das visitas.

Participem!!!