Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO SÃO DESENVOLVIDAS NA CCP EM JARDIM DO SERIDÓ

Policiais do 3º DPRE estiveram durante todo o dia 21 de setembro de 2011 realizando açoes educativas de trânsito na cidade de Jardim do Seridó, com os alunos das escolas municipais e particulares daquela cidade. Em atendimento ao convite feito por parte do governo municipal, nas pessoas do senhor prefeito Padre Jocimar Dantas de Araújo e da secretária municipal de Educação Marecilda Bezerra, os policiais Ferreira e Noedyson, enfatizaram principalmente o respeito ao pedestre, ao próximo e a obrigatoriedade e o correto uso dos equipamentos de segurança. Interagindo sempre com a garotada que participou de maneira ativa das palestras, inclusive deixando aos PMs algumas dicas para trabalhos futuros na cidade.
As ações consistiram em palestras que foram realizadas no auditório da Casa da Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, onde participaram crianças de 8 a 12 anos das escolas: Zélia Costa, Calpúrnia Caldas e CNEC.
   

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS


Com a aproximação do Dia da Criança a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social estará organizando a exposição Fantasias, Descobertas e Aventuras: brinquedos e brincadeiras de nossas infâncias.
Se você tem algum brinquedo das décadas de 1950, 60, 70, 80 e 90, procure a coordenação da Casa de Cultura para a organização da exposição.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CASA DE CULTURA SEDIOU AULA DA UVA

A Universidade Estadual Vale do Acaraú, polo de Jardim do Seridó, realizou um seminário da disciplina Metodológia da Língua Portuguesa, ministrada pela professora Márcia Carla de A. Silva, com os alunos da turma de Pedagogia desta cidade e da Currais Novos. O evento aconteceu no auditório Professora Gercina Dias de Araújo da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, no dia 12 de setembro de 2011. Foi um momento de troca de conhecimento entre os alunos da instituição de ensino.


FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS É ENCERRADA COM GRANDE PROCISSÃO

Uma verdadeira multidão de pessoas lotaram as ruas e avenidas da cidade de Jardim do Seridó para participar do encerramento da tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, que aconteceu no último domingo, dia 11 de setembro. A Festa de setembro, como é popularmente conhecida foi celebrada no período de 1º a 11 de setembro, com Novenas, Missas e Procissões, além da programação sócio-cultural. O ponto alto da festa foi a demonstração de devoção do povo jardinense, que compareceu em massa a procissão de encerramento.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS CHEGA A RETA FINAL

A tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, co-padroeiro da cidade de Jardim do Seridó, chega a reta final e intensifica programação, com Novenas, Missas e Procissão neste final de semana. Na parte social, hoje e amanhã haverá Pavilhão da Festa.
Dia 09: Grupo Entre Amigos, com lançamento de CD;
Dia 10: Canindé Moreno e Banda Som Real, patrocínio da Prefeitura Municipal.


DISCURSO DO AGENTE DE CULTURA NA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Excelentíssimo senhor prefeito Padre Jocimar Dantas de Araújo na pessoa de quem eu saúdo as demais autoridades.
Senhoras e senhores, boa noite.
Jardim do Seridó esta em festa. É a festa do Sagrado Coração de Jesus, ou mais popularmente falando a Festa de Setembro.
A festa constituiu uma mudança no cotidiano da cidade. Um novo tempo se instala. O da alegria, do divertimento, mas também, o da vivência da fé, da devoção, da religiosidade. Entender uma festa é tentar adentrar em dois universos, o do sagrado e o do profano, pois entre este estas duas realidade, se constrói os espaços festivos em uma cidade.
Através de imagens fotográficas em preto e branco, vamos atentar neste universo fantástico das festas e perceber algumas cenas que foram cristalizadas para as gerações. São fotografias de procissões, das barracas das festas, das disputas entre os cordões Azul e Encarnado, dos espaços dançantes, dentre eles, esta antiga Intendência, hoje Casa de Cultura Popular.
Para que esta exposição pudesse acontecer, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Administração, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Serviços Públicos, dentre outras. Agradeço ao artesão Laudeci Azevedo que confeccionou os quadros da exposição. A Fanfarra 1º de Setembro, a Guarda Municipal e a todos que são os verdadeiros amigos da Casa de Cultura Popular.
A todos vocês, meus sinceros agradecimentos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

FOTOS DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Balizas

Balizas

Fanfarra 1º de Setembro

Cerimonial

Visitas

Visitas
Diego, Dona Lourdes, Padre Jocimar e Alice

CNEC REALIZA DESFILE DO DIA 7 DE SETEMBRO


A Escola Cenecista Professor Jesuíno Azevedo de Jardim do Seridó realizou no dia 7 de Setembro, o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O desfile saiu da sede da referida escola e teve concentração nas escadarias do Solar Padre Justino Pereira de Brito, atual sede da Prefeitura Municipal, onde estavam presentes as autoridades. A Direção, equipe e alunos da CNEC, nossos parabéns.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

HOJE TEM ABERTURA DE EXPOSIÇÃO NA CASA DE CULTURA

Dentro da programação sócio-cultural da Festa do Sagrado Coração de Jesus, a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó, promoverá a exposição fotográfica "Entre o Sagrado e o Profano: a construção de espaços festivos em Jardim do Seridó". A solenidade de abertura acontecerá hoje, dia 7 de setembro, logo após a Novena da Festa, com a apresentação da Fanfarra 1º de Setembro em frente ao Santuário, seguindo-se até o largo da Casa de Cultura, onde teremos a programação de abertura com apresentações culturais. Participem!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FIQUE SABENDO!!!

"Quando a festa era celebrada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, faziam-se grandes fogueiras para o povo descer no claro das mesmas” (José Nilton de Azevedo).

CASA DE CULTURA SE PREPARA PARA REALIZAR EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Estão sendo confeccionados pelo artesão jardinense Laudeci, as molduras para a exposição de fotos que acontecerá durante as festividades alusivas ao Sagrado Coração de Jesus. O título da exposição é Entre o Sagrado e o Profano, a construção de espaços festivos em Jardim do Seridó. A solenidade de abertura da exposição fotográfica acontecerá no próximo dia 07 de setembro, após a Novena da festa, no Largo da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo. Haverá apresentações culturais, e logo em seguida, visitação da exposição. Participem!!!

domingo, 4 de setembro de 2011

JARDIM DAS FESTAS ANTIGAS

Leitores não vos enfadês
Em lê a apreciação
Que sobre usos e costumes
Faço com toda atenção.
E dispois direi comigo
Que os usos dos tempos antigos
Bem diferentes de hoje são.

Sinto sodade seu moço
Do luá do meu sertão
Das festas de antigas datas
Do tempo da Conceição.
Onde os home vinha a pé
De parea com a muier
E os sapatos na mão.

Me a lembro também seu moço
Do carrosser lá na praça
Muitas vezes empurrado
Por Pedro de Luminata.
Do juju puxado a mão
Da barraca do avião
E do jogo do vira-lata.

Sinto sodade também
Da farmácia e do leilão
Onde o povo se reunia
Prá ver a rematação.
Vendo as horas se passar
Prá dispois acompanhar
O Santo na procissão.

Não existia transporte
Naqueles tempos atrás
O povo vinha prá rua
Nas costas dos animais.
Andando sem tirá prosa
Sentindo o cheiro da rosa
Nascida nos matagás.

Versos de Enicy Azevedo

LANÇAMENTO DO FILME "O POÇO: UMA HISTÓRIA INSPIRADA EM RELATOS POPULARES EM JARDIM DO SERIDÓ"

Produzido por José Ricardo Silva dos Santos, direção de Antônio Ferreira dos Santos Junior e com uma elenco da cidade de Jardim do Seridó, foi lançado ontem o filme "O Poço", que conta a história de 7 amigos que foram acampar e acabaram vivenciando histórias de terror, com aparições de visões do além, conforme relatos populares da cidade. O lançamento aconteceu ontem, após a Novena da Festa do Sagrado Coração de Jesus no Centro Educacional Felinto Elísio e contou com uma boa participação da população.

sábado, 3 de setembro de 2011

DESFILE CÍVICO-MILITAR MARCA O DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE JARDIM DO SERIDÓ


A cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte, celebrou o dia da Emancipação Política em comemoração aos 153 anos de criação do município jardinense, com desfile cívico-militar. O evento iniciou às 16 horas e percorreu as ruas do centro histórico, nas proximidades da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo e terminou em frente a sede da Prefeitura Municipal, localizada no Solar Padre Justino Pereira de Brito.
Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Municipal Padre Jocimar Dantas de Araújo, o Tenente Coronel Antônio Ciprino de Almeida, comandante do 6º BPM, o Major Silva Neto, comandante do 3º DPRE e representantes do 1º BEC. O desfile iniciou com as apresentações dos militares e seguiu com os pelotões das escolas municipais, estaduais e particulares de Jardim do Seridó.
"Estamos completando 153 anos de emancipação política e é um orgulho a realização do desfile cívico de Jardim do Seridó. Para isso, agradecemos a nossa equipe que desde cedo iniciou a organização do evento. Agradeço também a população de Jardim que compareceu as ruas da ciade para prestigiar o desfile", afirmou Padre Jocimar Dantas, prefeito municipal.
(FONTE: Assessoria da Prefeitura)