Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FEIRA DE ARTESANATOS EM NATAL

Dentro da programação do Agosto da Alegria, desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto, começará amanhã, dia 31de agosto de 2011, a Feira de Artesanatos.
A cidade de Jardim do Seridó, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social e Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, estará expondo uma amostra do seu artesanato. A partir do dia 31 de agosto, a Lojinha de Artesanato Mestre Julio Cassiano, estará na cidade de Natal, expondo peças em arte popular que representam a cultura da cidade. Serão expostas peças de arte sacra dos santeiros Neném de Chicó e Geicifran Azevedo (ver foto acima), peças do artesão Laudeci, bonecas de feira livre de Afra, dentre outros artesanatos locais.
Visite a Feira de Artesanato em Natal, na Praça André de Albuquerque, a partir do dia 31 de agosto.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Dentro da programação sócio-cultural da Festa do Sagrado Coração de Jesus, a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo promoverá uma exposição fotográfica sobre as antigas festas em Jardim do Seridó. A abertura da exposição será no dia 07 de setembro de 2011, logo após a Novena. Participem!!!

CONVITE

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EXPLOSÃO FOLCLÓRICA DE JARDIM DO SERIDÓ FOI UM SUCESSO

Conforme estava programado, aconteceu no dia 22 de agosto de 2011, o Dia da Explosão Folclórica de Jardim do Seridó, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto, Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó e Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo.
A programação aconteceu durante todo o dia, começando logo pela manhã com uma alvorada animada pela Fanfarra 1º de Setembro percorrendo as ruas e avenidas da cidade, seguindo-se de solenidade de Abertura com a realização de uma Mesa Redonda presidida pelo historiador Diego Marinho de Gois, Agente de Cultura Popular e contando com a presença da historiadora Josivânia Medeiros e do artista jardinense Zé Pereira. Nesta solenidade foram abertas as exposições: Mulheres Potigures: cinco séculos de presença e As gincanas de Zé Pereira. Durante todo o dia aconteceu visitas das escolas municipais, estaduais e particulares. 
Na parte da noite foi realizada a Noite Folclórica de Jardim do Seridó com apresentação das principais manifestações culturais da cidade e a solenidade de reabertura do Museu Histórico Antônio de Azevedo Maia, que passou a funcionar em uma das sala da Casa de Cultura.
Para o Agente de Cultura Diego Gois, "o objetivo da Exploção Folclórica de Jardim do Seridó foi despertar na popular o fato de nossa cidade ser marcada por uma diversidade de cores, talentos e tradições, que precisam ser conhecidas e valorizadas por cada jardinense".

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

sábado, 13 de agosto de 2011

PREPARATIVOS PARA O DIA DA EXPLOSÃO FOLCLÓRICA DE JARDIM DO SERIDÓ

Estão em ritmos acelerados os preparativos para as comemorações alusivas ao Dia da Explosão Folclórica da cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte. A programação começará muito cedo com a alvorada pelas ruas da cidade, no dia 22 de agosto de 2011, com o Grupo dos Negros do Rosário e a Banda Fanfarra 1º de Setembro e seguirá durante todo o dia.
Às 8 horas da manhã teremos a solenidade de abertura das exposições Mulheres Potiguares: cinco séculos de presença e As Gincanas de Zé Pereira. Nesta solenidade teremos uma Mesa Redonda coordenada pelo historiador Diego Marinho de Gois, Agente de Cultura Popular, a historiadora Josivânia Medeiros que falará acerca dos preparativos para o casamento pelas moças jardinenses nas décadas de 1940-50 e o artista Zé Pereira que versará sobre as gincanas.
Durante o período da manhã e tarde teremos as visitas as exposições e na parte da noite, um grande evento folclórico em frente a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo com a apresentação das manifestações folclóricas da cidade e convidados. A noite será abertura com a apresentação da "dança da burrinha", com Zé Pereira e Lucas, seguindo-se de Pastoril, Pisa o Milho, Dança do Pandeirinho, Xaxado, Dança do Espontão dos Negros do Rosário, Capoeira, participação da Orquestra Sanfônica de Parelhas, dentre outras.
Teremos ainda o Ato de Reabertura do Museu Histórico de Jardim do Seridó.
Participem!!!

NEGROS DO ROSÁRIO DE JARDIM DO SERIDÓ PARTICIPARÁ DO AGOSTO DA ALEGRIA

A Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó, ganhadora do Prêmio de Cultura Popular Cornélio Campina, participará da programação do Agosto da Alegria, evento promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto. 
A apresentação será no dia 22 de agosto de 2011, no evento denominado XV Encontro de Cultura Popular, que acontecerá no Palácio Potengi.
A Irmandade vai apresentar a Dança do Espontão, típica dos Negros do Rosário, grupo cultural da cidade de Jardim do Seridó criado no ano de 1863.  

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

EXPLOSÃO FOLCLÓRICA DE JARDIM DO SERIDÓ

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto / Coordenação das Casas de Cultura do RN e a Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, convidam vossa senhoria e digníssima família para participarem das comemorações alusivas ao Dia da Explosão Folclórica de Jardim do Seridó, na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, dia 22 de agosto de 2011, segunda-feira, com a seguinte programação:

06 h: Alvorada pelas ruas da cidade com a Fanfarra 1º de Setembro e o Grupo dos Negros do Rosário.

08 h: Abertura Solene, com a realização de uma Mesa Redonda e a inauguração das Exposições: Mulheres Potiguares: cinco séculos de presença, com apresentação da historiadora Josivânia Medeiros, que defendeu a monografia Suspiros de um Passado: o ideal do casamento em Jardim do Seridó nas décadas de 1940 - 1950, e da exposição: As Gincanas de Zé Pereira.

09 às 12 h: Visitação das Exposições pelos alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares;

13 às 17 h: Continuação das Exposições;

19 h 30: Noite Folclórica e Reabertura do Museu Histórico de Jardim do Seridó.
Local: Adro da Casa de Cultura Popular.
Apresentação das Manifestações Folclóricas da cidade e convidados, com participação especial do artista jardinense Zé Pereira, seguindo-se de Ato Inaugural do Museu.

Haverá quermesse com venda de comidas típicas e feira de artesanato.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AGOSTO DA ALEGRIA

A partir do dia 5 de agosto até 7 de setembro Natal virará a capital nacional do folclore. Intitulado "Agosto da Alegria", o evento vai inserir na história do Rio Grande do Norte uma das maiores celebrações da cultura popular que já se ouviu falar. Serão 30 dias de eventos culturais, apresentações, shows, exposições, oficinas, feiras de artesanato, gastronomia, dança, artes visuais, artes plásticas e, claro, manifestações folclóricas por vários pontos da cidade.
O Agosto da Alegria é uma ação conjunta do Governo do Estado, envolvendo Secretarias da Administração Direta e Indireta, além de parceiros como universidades públicas e privadas, Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil, Sesc, Funcarte, dentre outros.