Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

III JOÃO PEDRO DO SERIDÓ: O POVO ACENDE A FOGUEIRA

A cidade de Jardim do Seridó se prepara para realizar mais um grande evento junino, o III João Pedro do Seridó - o povo acende a fogueira acontecerá de 30 de junho a 02 de julho. A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, da administração De mãos dadas com o Povo, promoverá a apresentação de Quadrilhas Matutas e Estilizadas e a Escolha do Rei e Rainha do João Pedro 2011. As apresentações e desfile acontecerõa nos dias 30 de junho e 1º de julho no Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia, como parte culminante da abertura dessa grandiosa festa.
Enquanto isto, no Terreiro do Forró haverá festa com as Bandas Paulo Cassiano e Banda Eclipse, Aryaxé e Ferras.

terça-feira, 28 de junho de 2011

HOJE É DIA DE FOGUEIRA

Conforme o calendário católico, hoje é véspera do Dia de São Pedro. E segundo a tradição nordestina é dia de acender fogueiras em comemoração a memória do santo, considerado porteiro do céu. Em Jardim do Seridó, desde a manhã que observamos a colocação das fogueiras pelas ruas e avenidas da cidade. Agora é esperar o pôr do sol para ver a a fugem de fumaças tomar conta do espaço citadino. Esta é uma das tradições mais antigas do povo nordestino, passada de geração para geração. A Trilogia: Santo Antônio, São João e São Pedro é comemorada com muita festa.

sábado, 25 de junho de 2011

OURO BRANCO: PE. ERNESTO E A FESTA DA COLHEITA

A comunidade de Ouro Branco celebrou no período de 11 a 19 de junho a Festa da Colheita. Em sua 37ª edição, uma das festas mais tradicionais da cidade de Ouro Branco-RN foi feita uma homenagem especial ao seu idealizador Monsenhor Ernesto (in memorian). Em forma de rimas, foi publicado um cordel intitulado Pe. Ernesto e a Festa da Colheita, de autoria do poeta popular ourobransquense Ciza. Vejamos:
Ó Deus Pai de todos nós
Do mundo o grande arquiteto
Ilumine minha mente
Vou escrever com carinho
Contando em versos um pouquinho
A história de Padre Ernesto
1

É no monsenhor Ernesto
Que eu vou falar aqui
Um norteriograndese
Que dava gosto se ouvir
Nascido em vinte e setembro
Uma bênção do Pai celeste
Ao povo de Acari
2

Foi muito feliz ali
Na sua terra natal
Entrou para o Seminário
Com vocação natural
Grande religiosidade
Um orgulho pra cidade
E toda zona rural
3

Com a força Divinal
Suas palavras eram santas
Em dezembro de 55
Sentiu alegrias tantas
Com fé e dedicação
Ordenou-se pelas mãos
De Dom Adelino Dantas
4

A dedicação foi tanta
Com uma empolgação maior
Que no ano 58
O bispo achou melhor
Nos seguimentos católicos
Nomear Pe. Ernesto Paroco
De Jardim do Seridó
5

Em Jardim do Seridó
Agradava a todo mundo
Dedicado na doutrina
Hora, minuto e segundo
Teve em 92 na Mao
O título de Monsenhor
Dado por João Paulo Segundo
6

Querido por todo mundo
Por ser realista e franco
Para pregar a palavra
Nunca encontrou um barrando
O seu jeito era um só
Em São José do Seridó
Cruzeta e Ouro Branco
7

Foi muito correto e franco
Aqui na nossa cidade
Ganhou um grande carinho
De toda a sociedade
Um pouco rígido talves
Mais muita coisas boas feliz
Na nossa comunidade
8

Com muita criatividade
Suas palavras eram eceitas
No ano de 75
Decidiram de veneta
A vinte e três do mês
Houve pela primeira vez
Nossa Festa da Colheita
9

Assim a festa foi feita
Numa organização total
Mostrando nossas culturas
De uma forma geral
Saúde e educação
O vaqueiro e o gibão
E o trabalhador rural
10

Era tudo natural
Deixava o povo contente
Todo mundo desfilava
Do velho ao adolescente
Os músicos faziam os toques
A rua Valentim Lopes
Não cabia tanta gente
11

Assim sucessivamente
Todo ano acontecia
Terço, leilão e novena
A comunidade fazia
 Colhendo da terra fruto
E por esses bons produtos
A Jesus agradecia
12

Era um mês de alegria
Nessa nossa região
Todas as comunidades
Faziam celebração
A Deus Pai agradecia
Eu falo agora em quem fazia
Terço, novena e leilão
13

Era falado o leilão
Lá de Nelson de Ariston
Lá de Chico de Dudú
Dois cabra humildes e bom
No São Roque era Ramiro
Lembranças que da mente tiro
Executando meu dom
14

Carnaubinha foi bom
De um povo pacato e risonho
Resta as lembranças dos terços
De Dudú e Zé Antônio
No Esguincho com certeza
Tinha Chico de Teresa
E Seu Basto Homem de punho
15

Às vezes fico tristonho
Quando olho pra o retrato
Do saudoso Elias Soares
Dirigindo o Sindicato
Pra sempre vou te lembrar
Eu gosto de elogiar
Quem é honesto e pacato
16

Eu agradeço no ato
A vocês puro e humano
Que com muita dedicação
E fé em Deus soberano
Se dedicam com prazer
Fazendo acontecer
Essa Festa todo ano
17

Diz que errar é humano eu vejo o povo falar
Se eu esqueci alguém
Peço pra me desculpar
Foi resumida a história
E Deus e Nossa Senhora
Ilumine o nosso lar
18

sexta-feira, 24 de junho de 2011

JARDIM DO SERIDÓ: FESTA DE SÃO JOÃO NO POVOADO CURRAIS NOVOS

O Povoado Currais Novos, município de Jardim do Seridó celebra o seu glorioso padroeira São João Batista no período de 17 a 26 de junho de 2011. A programação religiosa acontece sempre às 19 horas na capela da comunidade, com a realização do Novenário até a noite do dia 25. Já no dia da Festa, a programação iniciará às 9 e 30 horas da manhã, com a procissão da venerável imagem de São João pelas principais ruas do povoado e logo após Missa Solene da Festa, descida da bandeira, palavras de agradecimentos e resultado parcial da Festa.
Na parte social, todas as noites, após a programação religiosa, haverá bazar em frente à Capela. No dia 17/06, Arraiá da Unidade Escolar Antônio Galdino, animação Adelange Santos. Dia 25/06 - Véspera da Festa: bazar e um grande leilão no pavilhão. Animação: Canindé Moreno, Banda Som Real e participação de Adelange e Banda. No Dia da Festa, 26/06, haverá grande domingueira com o almoço da Festa e a animação é do Forró do Penerado, Neto da Paraíba e Trio Mandacarú.

SÃO JOÃO DO SABUGI: FESTA DA RAINHA DA FESTA 2011

Rainha da Festa 2011 ao lado das outras candidatas

A aguardada cerimônia de eleição e coroação da Rainha da Festa de São João Batista aconteceu na última terça-feira, na Praça Antônio Quintino de Araújo, quando se candidataram seis moças da nossa sociedade pleiteando o honroso título. Andréa Cássia, Eudla Medeiros, Isabela Cristina, Júlia Isabel, Sarah Lúcia e Yane Bruna se apresentaram ao microfone e desfilaram em trajes juninos e vestidos de gala. Sarah Rocha foi a quarta afro-descendente a eleger-se Rainha da Festa, a primeira depois de 1993, quando Rejane Vítor obteve a coroa.

O ambiente aberto estava decorado com símbolos alusivos à realeza e à Festa de São João Batista, sendo as mesas enfeitadas com arranjos de flores confeccionados reaproveitando garrafas de vinho, denotando certa preocupação ecológica. Sobre as mesas, o folder produzido pela Gráfica Nova Idéia mostrava as rainhas de outrora e as princesas de agora. A equipe de produção, constituída por Assis Pessoa, Aninha Massilon, Cida Galvão, Côca Santos, Desterro Costa, Glauber Azevedo, Jaldson Noberto, Jurlane Gorgônio, Maxwell Rocha, Nanana Medeiros e Ryba Dantas, deu duro para solucionar todos os problemas e deixar a praça impecável.

Uma comissão avaliadora formada por Aprígio Neto, Diego Góis, Céssio Pereira, Marluce Brito, Marcílio Medeiros, João Maria Mafra e Andréa Garcia de Medeiros deu a vitória à Sarah Lúcia de Brito Rocha, deixando Andréa Cássia da Silva Lima como vice e Júlia Isabel de Araújo Medeiros em terceiro lugar. Esse resultado foi conseguido após os apurados cálculos de Francisco Lúcio Filho e Graça Medeiros Fernandes, sendo anunciado por Dinha Lucena.

O evento contou com a presença de Miss & Mister Cruzeta 2011, Jéssica Vivian de Medeiros Araújo e Françuéliton Alves, respectivamente, recepcionados por Miss & Mister São João do Sabugi 2011, Roseane Bezerra e Wallace Mariz, em ordem respectiva. O tom descontraído do desfile ficou por conta da participação do ator Carlindo Araújo, da Companhia de Teatro Valmira Morais, que interagiu com as concorrentes na apresentação em traje junino, chegando a dançar forró com elas ao som de Severina Xique-Xique, do impagável Genival Lacerda.

Após o concurso, a cantora natalense Cristina de Holanda fez show de mpb, concluído apoteoticamente pelos artistas da terra Dinha Lucena, Kilvânia Souza, Marcone Figueiredo, Avandi Oliveira, Valdinho Morais e Edivan Vítor.

Pelo sucesso da noite de beleza e cultura, agradecemos a todos os que nos apoiaram e ao considerável público que prestigiou o evento, esperando contar com o mesmo apoio no ano vindouro.


Candidas em traje típico

Diego Marinho de Gois - membro do Júri

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AGENDA CULTURAL DE HOJE: ARRAIÁ DO NEI CONCESSA CUNHA

Venha arrebentar a boca do balão
Festança no arraiá do Núcleo de Educação Infantil Professora Concessa Cunha de Figueiredo.
Data: 22 de junho de 2011
Local: Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia
Horário: 19 h
Contamos com a participação de todos

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA RECURSOS DO PRÊMIO DE QUADRILHAS JUNINAS

Assim como transformou Mossoró na Cidade Junina, é desejo da governadora Rosalba Ciarlini transformar todo o Estado no “Rio Grande do Norte Junino”, valorizando a cultura popular e o ciclo junino que mantém das tradições festeiras em diversos municípios.  A afirmação foi dita nesta quarta-feira, 22 de junho, durante o café-da-manhã oferecido no Restaurante Mangai, para a entrega dos recursos financeiros para os 184 projetos contemplados dentro do Prêmio RN Junino 2011, no qual o Governdo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA)  disponibilizou R$ 500 mil.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, vindos tanto da Grande Natal, quanto do interior do Estado. O Edital Prêmio Junino 2011 inaugurou uma forma democrática, transparente e igualitária de financiar Arraiás ou Festivais e Quadrilhas Juninas. Foram essas as duas categorias disponibilizadas no Edital. E tal prática foi bastante elogiada pelos participantes do evento. “Estamos muito felizes com esse ato sensato e sensível da governadora Rosalba Ciarlini e da secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. Da maneira como foi disponibilizado o dinheiro para os grupos não foi preciso intermediário – que tirava 5% ou 10% para essa ou aquela associação e todo mundo teve direito a receber os mesmos valores”, disse em discurso o escolhido para representar os grupos presentes, o organizador do Arraiá Tiradentes, no bairro Nazaré, Aroldo Alves. Um outro representante dos grupos juninos, do Arraiá São João Alegre, de Macaíba, Francis Alves, disse que na experiência que tem de 20 anos realizando festejos juninos, “nenhum outro Governo” havia agido dessa maneira, dando direito igual – e a pessoas físicas – para receber apoio financeiro.
Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini, fez questão de afirmar que apesar das dificuldades financeiras porque o Estado está passando, não havia como deixar de lado os diversos pedidos que chegaram à Governadoria, à Secultrn/FJA e à Secretaria Estadual do Turismo.  “O Governo quer apoiar e engrandecer a cultura popular. E eu quero que esses grupos se movimentem o ano todo. Quando há o envolvimento de jovens em quadrilhas juninas, eles estã afastado da violência. Precisamos trabalhar com uma cultura de paz”, disse, acrescentando seu agradecimento à agilidade com que foi feito o Edital por parte da Secultrn/FJA.
Fato esse também lembrado pela secretária Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA), Isaura Rosado, que fez questão de nominar todos os envolvidos na organização e comissão do Edital Prêmio Junino 2011. Ela também ressaltou a diferença no processo, que foi democrático, público e transparente, através do Edital. “Quando a governadora nos chamou para que pensássemos na melhor forma de disponibilizar os recursos para o movimento junino do Rio Grande do Norte, vimos que o Edital daria legitimidade e transparência ao processo. Tudo foi feito de maneira muito ágil. No dia 31 de maio saiu o Edital, acatamos sugestões de mudanças e saiu o aditivo no dia 3 de junho. O resultado saiu dia 13 e hoje (22/06)  os recursos estão na conta dos representantes de cada um dos 184 projetos selecionados”, comemorou ela.
Jardim do Seridó foi contemplada com 2 prêmios, um para a Quadrilha da Escola Municipal Maria de Lourdes e outro para a Quadrilha do PETI.

terça-feira, 21 de junho de 2011

SÃO JOÃO DO SABUGI: DESFILE DA RAINHA DA FESTA

Dentro da programação sócio-religiosa do orago São João Batista, da cidade que leva o nome do seu padroeiro, haverá hoje, dia 21 de junho de 2011, o desfile da escolha da Rainha da Festa 2011. O evento é promovido pelo professor João Quintino de Medeiros Filho e envolve as principais autoridades da moda da região do Seridó. Será uma noite de muita beleza e elegância.
O Agente da Casa de Cultura de Jardim do Seridó, historiador Diego Marinho de Gois participará deste evento.

sábado, 18 de junho de 2011

É HOJE, ARRAIÁ DO PETI NA CASA DE CULTURA



Neste sábado, dia 18 de junho de 2011, acontecerá o grande Arraiá do PETI na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó. O evento começará às 19:30 horas e você é convidado especial, participe!!!
CONVITE
O PETI viaja no mundo da cultura popular e destaca a Literatura de Cordel através do Arraiá “O Canto do Sertão”.
Convidamos você a entrar nesse mundo onde história são escritas e jamais serão esquecidas.
Haverá a participação de outras quadrilhas.

“Eu vou contar pra vocês
A história do meu sertão
Onde Maria Bonita se casou com lampião

E muitas histórias já foram contadas
Mas nunca encenadas pelo Canto do Sertão”.
PETI 2011

CURTA METRAGEM TÁ SENDO FILMADO EM JARDIM DO SERIDÓ-RN

A cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte está sendo palco das gravações de um curta metragem. Trata-se de um filme de gênero suspense / terror que está sendo rodado nas zonas rural e urbano da cidade.
O filme, que tem o título provisório de “O poço”, foi idealizado pelo cinegrafista natural de Jardim do Seridó e que reside há mais de trinta anos em Brasília-DF, José Ricardo Silva dos Santos, filho do jardinense Homero, que foi por muitos anos proprietário do Jardim Hotel. A direção é de Antônio Ferreira Júnior e conta com uma equipe de produção e elenco, composta pela família do cinegrafista e por jovens jardinenses.
Do Blog: nossos parabéns à equipe
Fonte: http://amigosdaculturadejardimdoserido.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PREFEITURA DIVULGA AS ATRAÇÕES DO III GRANDE JOÃO PEDRO DO SERIDÓ

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, administração De mãos dadas com o povo, divulgou as atrações do III Grande João Pedro do Seridó no município, que acontece nos dias 30/06, 01 e 02/07. O evento conta, além da programação musical, com uma variedade de comidas típicas, encontro de quadrilhas e escolha do Rei e Rainha do São João.

No dia 30/06, às 19h, no Ginásio de Esportes Lavoisier Maia, encontro de quadrilhas da Zona Rural e Urbana. No dia 01/07 acontece, às 19h, o encontro das quadrilhas estilizadas e a escolha do Rei e da Rainha do João Pedro da cidade. Às 22h, no terreiro do Forró, em praça pública, festa com Paulo Cassiano. No dia 02/07, às 18h, Forró do Coreto na Praça Dr. José Augusto com Neto da Paraíba e trio Mandacaru. Às 22h, show com banda Aryaxé e na sequencia com a banda Feras. Participem!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

SECULTRN / FJA DIVULGAM RESULTADO DE QUADRILHAS JUNINAS

Saiu o resultado do Edital Prêmio Junino 2011 no qual o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e FJA, destina recursos para os diversos grupos espalhados pela Grande Natal e interior, nas duas categorias: Festivais e/ou Arraiás Juninos e Grupos Juninos (Quadrilhas) para apoiar os festejos desse ano. Até agora, dos projetos que foram analisados e selecionados pela Comissão Organizadora, a distribuição se deu da seguinte maneira: na categoria Arraiás ou Festivais, o número de aprovados foi de 73 na capital e 15 de outros municípios, totalizando 88 projetos, que receberão R$ 1 mil, cada um. Na categoria Grupos Juninos (Quadrilhas) a procura foi inversa, 61 dos projetos selecionados foram originados do interior e 35 da capital, totalizando 96 projetos dos quais, cada um receberá R$ 3 mil. Somados esses valores, o Governo do Estado investirá R$ 376 mil para os aprovados. Os contemplados serão convocados para solenidade de concessão dos prêmios até o início da semana que vem.

De acordo com a secretária Extraordinária de Cultura e FJA, Isaura Rosado, o processo de seleção ainda não está encerrado porque a Comissão ainda aguarda projetos postados via Correios - dentro do prazo estabelecido no Edital, com data retroativa de 9 de junho - de maneira que esse número ainda possa aumentar. "Dentro do processo pioneiro que a governadora Rosalba Ciarlini encontrou para incentivar essas manifestações tão tradicionais no nosso Estado, através de edital, nossa avaliação é de que os interessados se adaptaram bem, seguindo os pré-requisitos do edital e mostrando que essa foi a forma mais democrática que poderíamos fazer para contemplar o maior número possível de festivais e quadrilhas do RN", declarou Isaura Rosado.

A lista dos contemplados estará disponível na sede da Fundação José Augusto, na Rua Jundiaí, 641, Tirol. E no site oficial: www.cultura.rn.gov.br
Em Tempo: A cidade de Jardim do Seridó participou deste certame com 2 projetos, um intitulado "Grupo Junino Canto do Sertão" do Peti e outro "Grupo Junino Brilho Popular" da Escola Maria de Lourdes. Nossos parabéns aos ganhadores.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

LAGES: CASA DE CULTURA POPULAR SERÁ REABERTA HOJE, DIA 10

A reabertura da Casa de Cultura Popular de Lages já tem data certa para ocorrer; será nessa sexta-feira, 10 de junho, a partir das 19h30. A solenidade festiva, de acordo com o Agente de Cultura, Altivo Nóbrega, contará com várias atrações folcloricas e outras atividades artísticas, tais como: Pau e Lata, Cordéis, música ao vivo, teatro, dentre outras. É mais uma Casa de Cultura que reabre na administração da governadora Rosalba Ciarline. Todos são convidados.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

JARDINENSE LANÇA CD DE MÚSICAS BREGAS

Francisco de Assis da Silva, conhecido como "Novinho", lançou seu mais novo CD nesta quarta-feira (25). O álbum é intitulado "Perfume Cabochard" e é composto por 10 faixas, todas de autoria do artista. Natural de Jardim do Seridó, mas reside atualmente em Acari, Novinho gravou o CD no Studio Play Music e conta com a participação de Juninho dos Teclados.
O que pouca gente sabe é que além de artista, professor e historiador, Novinho é também blogueiro. Há alguns anos ele mantém um espaço onde publica suas opiniões sobre diversos assuntos. Acesse www.antipodanews.blogspot.com e conheça mais um dos seus trabalhos. Os interessados em adquirir o CD devem procurar o próprio Novinho ou nos pontos de vendas em Jardim do Seridó e Acari.
FONTE: Blog do Romeu Dantas

REGISTROS DAS AULAS DE VIOLÃO DESENVOLVIDAS SEMANALMENTE NA CCP DE JARDIM DO SERIDÓ




terça-feira, 7 de junho de 2011

AGENDA CULTURAL JUNINA: ARRAIÁ DA ESCOLA CALPÚRNIA

É mês de São João
É hora de festejar
E a Escola Calpúrnia
Também vem te convidar
A participar dos festejos na roça
E nossa festa abrilhantar

É no dia Vinte e Cinco nossa comemoração
Quadrilhas, comidas típicas e
Até um casamento foi feito
Para sua animação
Você não pode perder
Contamos com sua participação

Local: Mangueiral
Animação: Bonejes do Acordeon e forrozão Jogo de Cintura
Data: 25 / 06 / 2011
Horário: 19 h 30 min.

AGENDA CULTURAL JUNINA: II ARRAIÁ DO CAIPIRA DO CRAS

Local: CRAS
Data: 16/06/2011
Horário: 16 h

AGENDA CULTURAL JUNINA: ARRAIÁ DO CENTRO DE REABILITAÇÃO

“Vosmecês ta cunvidado pra dançá arrastapé, cume e se isbaldar no nosso Arraiá”.
Será no dia 16/07/2011, às 19 horas, no Ginásio de esportes Governador Lavoisier Maia.
“Ocê é nosso convidado especial”
Leve toda sua família.

AGENDA CULTURAL JUNINA: ARRAIÁ ENCANTA JARDIM DO CEFE

Ficamos mui satisfeitos
Por poder lhe convidar
Pro São João aqui do CEFE
Que breve acontecerá
Com muita comida típica
Roupa ornamentais de XITA
Sei que ocê vai gostar.

DATA: 12 DE JUNHO DE 2011
LOCAL: QUADRA DO CEFE
HORA: 17 h
ANIMAÇÃO: Neto da Paraíba e Trio Mandacaru

sábado, 4 de junho de 2011

PRESTANDO CONTA: ATIVIDADES CULTURAIS DESENVOLVIDAS NA CASA DE CULTURA DURANTE O MÊS DE MAIO

O mês de maio foi marcado por muitas atividades culturais na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo da cidade de Jardim do Seridó-RN. Logo no dia 13 de maio aconteceu a Solenidade de Reabertura da referida Casa, com um cortejo e sarau de apresentação das principais manifestações culturais da cidade. Este evento contou com a participação de um número significativo de jardinenses e várias autoridades.
Após a solenidade, a Casa de Cultura Popular tem estado aberta diariamente nos três horários de expedientes, manhã, tarde e noite, para a visitação e sempre para a realização de diversas atividades, tais como:
Lojinha de Artesanato: Funcionando diariamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, o Espaço Culturais Mestre Julio Cassiano disponibiliza a população uma amostra do artesanato produzido na cidade. Está lojinha constitui uma ação implantada pela nova gestão da Casa de Cultura que tem a frente o historiador Diego Marinho de Gois e está sendo realizada através de uma parceria com a Prefeitura Municipal, administração "De mãos dadas com o povo", através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e a Associação Jardinense de Artesãos. Segundo a Secretária Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Maria José Silva de Medeiros Paiva, “este espaço é uma reivindicação do artesão e um compromisso da atual gestão para com aqueles que fazem do artesanato um meio de prover as necessidades familiares”.
Oficinas de Músicas: acontece diariamente na Casa de Cultura Popular de Jardim do Seridó-RN as oficinas de músicas da Fanfarra 1º de Setembro. Todas as tardes, vários jovens e adolescentes da rede municipal de ensino se reúnem na Casa de Cultura para os ensaios da fanfarra. Os acordes dos instrumentos de sopro, como trombones e trompetes, ecoam pelas janelas da Casa, tornando uma acústica de tomam contam das ruas e avenidas da cidade.
Aulas de violão: A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo estão desenvolvendo um curso de violão, ministrado pelo professor Irmão Natureza. O Curso tem a participação de 50 alunos e é realizado no Auditório Professor Gersina Dias de Araújo, sendo mais uma ação da nova gestão a frente da Casa de Cultura.
Curso de Pintura em tecidos: A professora jardinense Inês Medeiros está ministrando um curso de pintura em tecidos na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó-RN, na parte da noite, iniciando às 19 horas. Os interessados devem procurar a professora Inês Medeiros para maiores informações.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CASA DE CULTURA ENTRA EM RITMO DE SÃO JOÃO

 A Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó-RN entra em ritmo de São João. Neste sentido, a referida Casa foi decorada com bandeirinha, típicas dos festejos juninos. A decoração ficará exposta durante todo o mês de junho, quando é comemorado em todo o Nordeste brasileiro as trilogias: Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Jardim do Seridó uma vasta programação é desenvolvida, com quadrilhas, comidas típicas, quermeses e outras atrações. Na Casa de Cultura, está programado para o dia 18, o grande Arraiá do PETI e em uma outra data acontecerá o João/Pedro da Casa, aguardem.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

RN: NATAL TERÁ FESTIVAL DE CULTURA E FOLCLORE

A proposta é transformar o estado numa referência internacional do folclore. O festival celebrará durante 30 dias a cultura e o folclore do Rio Grande do Norte e oferecerá atividades e mostras envolvendo as mais variadas linguagens culturais como: dança, teatro, música, cinema, feiras gastronômicas e seminários, que serão realizados através da UERN, Fapern e instituições parceiras.
O Festival de Cultura e Folclore começará no dia 5 de agosto e seguirá com sua programação até o dia 7 de setembro.
Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o evento será um marco importante para o estado. "Queremos promover nossos artistas e grupos culturais, transformando esse evento em uma oportunidade de negócios e movimentação para toda a população, a exemplo do que já acontece com o Mossoró Cidade Junina, no interior", disse a governadora.
A Secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado, lembrou que "a Governadora tinha como proposta de campanha o fortalecimento da cultura do estado esse festival só vem cumprir o que foi prometido". De acordo com dados apresentados por ela, o Rio Grande do Norte ocupa, atualmente, o terceiro lugar no ranking brasileiro dos estados que apresentam festivais e mostras de apresentações tradicionais. "Esse número pode crescer e a atividade pode reforçar a atividade turística e a economia", explicou Isaura Rosado.
FONTE: http://www.cultura.rn.gov.br/

REVISTA PREÁ VOLTA A CIRCULAR


A Revista de Cultura Preá, volta a circular no Rio Grande do Norte. O lançamento ocorre na Pinacoteca do Estado, no mês de maio. Durante o evento, houve também a abertura da exposição "Em Cada Esquina Um Poeta" dos fotógrafos Giovanni Sérgio e Giovanna Hackradt.
A 23ª edição da Preá encerra um hiato de mais de um ano sem a publicação do periódico. O número da retomada é inteiramente dedicado à poesia potiguar, com matérias sobre poetas, mercado editorial e sobre o 14 de março, comemorado com grande festa pela Secretaria Extraordinária de Cultura, além de ensaios, artigos e poemas inéditos. Na entrevista, as poetas Ada Lima e Diva Cunha. O destaque é o ensaio fotográfico assinado por Giovanna Hackradt e Giovanni Sérgio, retratando 11 poetas nas esquinas de Natal. O editor é o jornalista Mário Ivo Cavalcanti.
A previsão da Secretaria Extraordinária de Cultura para o ano de 2011 é publicar uma edição a cada quatro meses, mas a partir do próximo ano a Preá deve ser trimestral. Restabelecer a periodicidade de uma das publicações culturais mais importantes do Estado é uma das prioridades da secretaria. De acordo com a secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, a publicação da revista Preá é "mais uma ação da secretaria em prol do fomento e da difusão da cultura potiguar". Detalhe: a distribuição da revista é gratuita.

POESIAS DA DALUZINHA AVLIS

Recebi uma cartinha da Daluzinha, contadora de histórias e poetiza norte-rio-grandense. Este é um dos Projetos da Daluzinha, “talvez o mais simples, porém o mais terno, é um ‘carinho poético’ que sonho em ver multiplicado, ou seja, que quem o receba, envie também uma Poesia para alguém que você queria bem”, conforme a poetiza escreveu na cartinha. Vejamos o poema enviado:

Sou a filha de Deus: Daluzinha Avlis
Sou assim, cheia de compasso
Nasci prá ser feliz,
E contar histórias é o melhor que eu faço!

Então, sigo minha jornada
A alegria define o meu traço
Contar é a minha sina,
Pois contar histórias é o melhor que eu faço.

A todos dou o meu afeto
Minhas histórias, são os meus abraços
E conto assim feliz,
E ser feliz é o melhor que eu faço!

Daluzinha Avlis
Outuno 2011
Natal-RN